segunda-feira, 19 de março de 2018

Leitores do AEHS, de Maceira, à solta, em Leiria! Alguns andaram no Centro Histórico da cidade! Viram-nos? Ouviram-nos?


Ler… em qualquer dia e a qualquer hora

Hoje, dia 19 de março, os alunos dos projetos da BE – Leitur@s.tic.net e Leitur@s Dinâmic@s -  e os do 6.ºC, juntamente com as professoras Lena Silva, Anabela Gaspar e Isabel Frade, foram em visita de estudo a Leiria, integrada na Semana da Leitura 2018.
Nesta pequena/grande atividade, inserida na Semana da Leitura, pudemos proporcionar aos alunos do 6.º C uma visita guiada à Biblioteca Afonso Lopes Vieira e aos alunos dos projetos da BE, um passeio pela zona histórica da cidade.
Ao longo do percurso pelas ruas do centro histórico, fizemos algumas paragens, tendo os alunos partilhado leituras de alguns poemas de autores portugueses. Foi uma maneira diferente de fazer leituras “em qualquer dia e a qualquer hora”.
Por fim, a professora Lena Silva presenteou os seus alunos com uma visita a um café emblemático, na Rua Direita, da bonita cidade de Leiria – “O Café de Eça”, onde nos deliciamos todos com um cafezinho, acompanhado por bolinhos caseiros. Espaço tranquilo de leituras e prazeroso no seu ser.
Para terminar a nossa visita a Leiria, os alunos puderam também tomar contacto com uma exposição patente na Biblioteca, denominado “Histórias de papel – II Mostra dos alunos do Atelier de Papel de Cristina Sousa”. Os alunos, para além de apreciarem obras magníficas feitas a partir de pasta de papel, tiveram a oportunidade de saber como eram feitas, graças à presença de uma das autoras das obras em exposição, Ana Pascoal.
E sem chuva, nem vento regressámos à nossa escola, agradecidos pela oportunidade que a professora Lena Silva nos deu de conhecer outras realidades, em contextos diferentes dos habituais. Foi uma manhã cultural e de leituras várias feitas num “qualquer dia e a qualquer hora”.
Prof.ª Anabela Gaspar



















































Sem comentários:

Enviar um comentário