sábado, 10 de março de 2018

"O prazer de ler vem pela mão do escritor" - À conversa com o escritor António Mota


Alunos do 6.º Ano à conversa com António Mota

Semana(s) da Leitura

8 de março de 2018

           Vocês sabem como é quando uma história fica sem título? É mais ou menos como quando ficamos sem telemóvel…
               … ou sem palavras para descrever este animado encontro com o  escritor António Mota.
Num tom muito sincero, começou por confessar que não sabe contar histórias, mas quem o escuta sabe que não é verdade e fica rendido à sua narrativa.
            Numa linguagem muito coloquial e com cenários próximos dos alunos, o autor foi desvendando alguns dos “segredos” da sua escrita, temperados com episódios mais ou menos “picantes” da sua infância e juventude.
            António Mota não acredita na inspiração. O quê? Então para escrever uma história não precisamos de inspiração? Não. Apenas precisamos de uma ideia e de trabalhar com afinco e empenho essa ideia. Até chegar à altura em que só nos autorizam a mudar as vírgulas… Os alunos do 6.º ano até começaram uma em parceria com o autor: ”Era uma vez uma cabra muito especial. Voava”. Cá na BE HS estamos à espera do resto da história… por isso, meninos e meninas do 6.º ano, esta parte agora é convosco – façam-nos chegar as vossas histórias!
            O encontro termina com uma pergunta do autor: “Gostaram de estar aqui?” Podem imaginar a resposta em coro: “Siiiimmmmm!”. António Mota adverte: “Agora, da próxima vez que abrirem um livro meu, vão começar a ouvir a minha voz”. É que nem podia ser de outra maneira!
            Um muito obrigado ao António Mota por esta partilha tão motivadora! E por nos deixar a sua voz que certamente invadirá a imaginação dos nossos alunos! 
Prof.ª Diana Oliveira


























































Sem comentários:

Enviar um comentário