segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Biblioteca Sobre Rodas - Crescer a Ler... Os baús que transportam magia! Quem serão os melhores leitores?


No âmbito do mês internacional da Biblioteca e do projeto “Biblioteca Sobre Rodas- crescer a ler no 1.º CEB”, decorreu no dia 2 de outubro a entrega dos baús nas escolas de A-dos-Pretos, Cavalinhos, Costas e Porto do Carro.
Estes baús contêm cerca de 90 livros e permanecem nas escolas até ao Carnaval. Após esta festividade, as escolas permutam os seus baús: Cavalinhos / Costas e Porto do Carro / A-dos-Pretos. Esta entrega foi acompanhada de uma sessão de leitura. O livro selecionado foi “O Mistério do Coreto”. Esta história foi escrita pelos alunos do 1.º ciclo, do Agrupamento, com a colaboração dos respetivos professores titulares de turma e da escritora Ana Cristina Luz, no ano letivo 2011/2012.
O objetivo desta escolha foi, por um lado, dar a conhecer a história escrita pelos seus pares e, por outro, motivar os alunos para a leitura, escrita e pesquisa, de modo a alargar o seu conhecimento sobre a realidade envolvente da fábrica de cimento. 
            Em todas as escolas, ao serem questionados sobre se conheciam o livro, alguns referiram ter já visto a capa ou ter familiares que participaram na sua elaboração!
De um modo geral, os alunos manifestaram muito interesse em saber a continuação da história, pois a sequência da mesma foi interrompida (intencionalmente), de modo a ter continuidade, em contexto das respetivas turmas…

Prof.ª Elsa Frade

A itinerância de fundos documentais revela-se de uma enorme importância na promoção da leitura e das literacias. Neste âmbito, a professora bibliotecária lançou, em cada escola, o desafio dos professores titulares elegerem os melhores leitores, por ano de escolaridade. No final do ano letivo, numa data a combinar, esses alunos receberão um prémio surpresa!
Prof.ª Helena Silva






























Sem comentários:

Enviar um comentário