terça-feira, 4 de abril de 2017

Atelier de escita com a história "Chapeuzinho vermelho"...

Chapeuzinho Vermelho


“Chapeuzinho Vermelho” foi uma história trabalhada com os alunos da Turma do 4.º B, do Centro Escolar, no 2.º período letivo, sempre em contexto de biblioteca. 
A partir da audição da história pela docente Anabela Machado, na versão da avó, foi, em seguida, feita uma abordagem das peripécias, sendo o lobo um animal bom e vegetariano. Neste contexto, a personagem má era a Chapeuzinho Vermelho, demonstrando ser uma personagem irreverente. Os alunos formaram depois grupos de quatro elementos e cada grupo criou uma história baseada na audição e nos saberes partilhados. Um dos trabalhos era em poesia e os restantes em prosa. Para finalizar, houve uma recriação de uma nova história. Os alunos ilustraram os seus textos. Foi uma atividade interessante, envolvendo alunos e a professora titular, Rosa Portugal. 

Anabela Gaspar e Anabela Machado

Texto do grupo n.º1
“Numa floresta em Barcelona, havia um lobo muito solitário e simpático. Ninguém gostava dele porque pensavam que ele fazia mal. Foi então que passou uma menina chamada Lídia. Essa menina era muito malcriada e mentirosa.
Um dia a sua mãe deu-lhe um cestinho com uma tarte de morango para o seu avô. A mãe, já andava farta de avisar para ir pela estrada da cidade e não pelo caminho da floresta. Mas como Lídia era mentirosa e malcriada, foi pelo caminho da floresta. Foi quando a Lídia encontrou o lobo a fazer yoga. O lobo perguntou-lhe:
- Como é que te chamas?
- Lídia - disse a Lídia
- Olá Lídia, onde é que vais? – disse o lobo”
- Eu vou visitar o meu avô - respondeu a Lídia
-  Por que é que vieste pela floresta e não foste pela estrada da cidade? – perguntou o lobo
- As pessoas dizem que na estrada da cidade há fantasmas – respondeu a Lídia
- Isso é o que as pessoas dizem. Não há nada de assustador na estrada da cidade – exclamou o lobo.
Então o lobo deixou-a passar. A Lídia foi caminhando até casa do seu avô a assobiar e a apanhar um ramo de flores para o seu avô.
O lobo esperto foi para a estrada da cidade que era mais curta. Então o lobo chegou primeiro, a casa do avô da Lídia, do que ela. O lobo bateu à porta e disse:
- Boa tarde, a sua neta é muito malcriada e mentirosa. Temos de lhe dar uma boa lição. Tive uma ideia. Vai-te esconder dentro do armário e eu visto o seu pijama e meto-me dentro da cama.
Quando finalmente chegou a Lídia, perguntou:
- Boa tarde avozinho. Posso entrar?
- Entra, entra – respondeu o lobo
- Avô! A tua boca está tão grande! – exclamou a Lídia
- Eu caí lá fora na horta e inchei a minha boca – disse o lobo
- E os teus olhos? – perguntou a Lídia
- Assaltaram a minha casa e deram-me um murro nos olhos – respondeu o lobo
- E o teu nariz? – perguntou, outra vez, a Lídia
- Para te cheirar melhor…
- Tenho aqui um cesto com uma tarte de morango que é para ti – exclamou a Lídia.
De repente, o avô verdadeiro saltou do armário e pregou um susto à Lídia.
Logo a seguir a Lídia perguntou:
- Por que é que fizeste isso? És um avô mau!
- Nós fizemos isso porque tu és malcriada e mentirosa. E foi o lobo que teve a ideia! – reclamou o avô.
- Então vou chamar a caçadora – disse a Lídia. Quando a caçadora chegou perguntou:
- O que é que tenho de fazer?
- Mata aquele lobo – respondeu a Lídia.
Então a caçadora pegou na arma e disparou contra o lobo. O lobo morreu e a Lídia ficou muito descansada.
Francisco, Manuel e Maria João







Texto do grupo n.º2

 Chapeuzinho Vermelho


Um dia andava eu na floresta a passear,
Até que uma menina me veio irritar!
O meu nome é Bobo e eu sou o lobo
Aquela menina era a Chapeuzinho Vermelho
Que tinha medo do escaravelho!


Ela ia para casa da avozinha
 E eu fui pregar-lhe uma partidinha,
Cheguei lá primeiro
 E combinamos com um ar matreiro

Escondeu-se atrás da porta.
 E eu fui para a horta.
Escondi-me atrás de um arbusto
E a Chapeuzinho apanhou um grande susto quando fiz “BOO”!

A Chapeuzinho correu para dentro de casa
Estava tão assustada!
Que prometeu nunca mais voltar a ser
Uma menina mal-educada

Eu e a avó ficamos felizes
Porque a Chapeuzinho aprendeu a lição
Devemos respeitar os outros
E pensar com o coração.

Laura, Mariana, Simão e Rafael






Texto do grupo n.º3

“A avó estava em casa no sofá e disse:
Olá amigos, já há algum tempo que vocês ouvem falar do Chapeuzinho Vermelho – disse a avozinha. E continuou a dizer que se cansou de não respeitarem o respeito do lobo e da Chapeuzinho Vermelho.
- Decidi contar-vos a verdade. O lobo era simpático e tratava da floresta. A tonta da minha neta é uma miúda arrogante, desobediente e malcriada. A mãe do Chapeuzinho disse para ela assim: - Não passes pela floresta porque tu sabes bem que o lobo está aí perto, por isso, vai pela estrada do rio. A chapeuzinho malcriada não respeitava a mãe e ela ia sempre pela floresta.
O lobo encontrou no meio da floresta a Chapeuzinho Vermelho e disse:
- O que estás aqui a fazer? Tu bem sabes que eu não quero ninguém aqui!
E a Chapeuzinho respondeu:
 - Eu vou para casa da minha avó, seu tonto! Se me deixares passar, eu vou!
O lobo foi pelo caminho mais curto e chegou a casa da avó mais depressa que o Chapeuzinho Vermelho.   Quando o lobo chegou planeou com a avó um plano à Chapeuzinho Vermelho.  O plano que a avó combinou com o lobo foi a avó  meter-se debaixo da cama e o lobo vestir o vestuário da avozinha. Quando o Chapeuzinho chegou a casa da avó, bateu à porta e o lobo disse:
- Entra minha netinha!
A Chapeuzinho entrou e disse:
- Avozinha por que estás tão estranha?
Depois o lobo exclamou:
- É porque estou muito constipada, minha netinha!
A Chapeuzinha desconfiada, disse:
- E também por que é que tens um nariz tão grande?
- É para te cheirar melhor minha netinha – disse o lobo já irritado
- E por que é que tens os olhos tão grandes?
- É para te ver melhor a netinha
- E por que é que tens a boca tão grande?
E o lobo muito irritado disse:
- É PARA TE COMER!!!
Depois o lobo saiu da cama atrás da Chapeuzinho Vermelho, a avó tropeçou no pé do lobo e depois o caçador apareceu e resolveu a situação mandando um tiro ao lobo que foi parar à janela. O lobo nunca mais voltou.                                                                                       
 Adriana, Amélia, Maria João Cruz e Martim





Texto do grupo n.º4

“Um dia o Chapeuzinho Vermelho foi passear no bosque do senhor lobo. E disse:
- Bom dia Lobo
- Bom dia Chapeuzinho. Que lindo dia está, não achas?
- Claro que sim! E foi continuar a dar a sua volta ao bosque.
Passado algum tempo a menina encontrou o caçador e ela perguntou:
- Onde vais caçador?
- Eu vou visitar a tua avó
- Vou contigo! Tenho saudades da avó porque já não a vejo Há muito tempo.
Passados 15 minutos chegaram a casa da avó  e o Chapeuzinho bateu à porta.
- Podes entrar Chapeuzinho!
Depois ouviram um som:
- Auuu!
Foram lá para fora ver o que se passava com o lobo
- Lobo, o que se passa?
- Piquei-me nas silvas!”
- Vamos meter pomada
- Não, não…tenho medo que me arda!
- Não é preciso ter medo, lobo!!! Vá Lá, deixa pôr a pomada.
- Está bem – disse o lobo
Depois de tratar o lobo foram para casa da avó e a avó perguntou:
- Querem beber um chá?
- Sim! – disseram em coro
- E querem bolachinhas de manteiga?
- Pode ser!
O caçador, o lobo, a Chapeuzinho e a avó ficaram felizes a lanchar.”
Beatriz, Cláudia, Lara e Rafael  




Texto do grupo n.º5

A mãe disse à Chapeuzinho Vermelho para ir pela estada da lagoa e para não ir pela estrada da floresta. Mas como a Chapeuzinho é mal-educada e desobediente foi pela estrada da floresta. Ao ir pela estrada da floresta, encontrou o lobo e disse-lhe:
- Não tens nada de vir por aqui, porque não foste pela estrada da lagoa?
- Até parece que és um rei_ disse a Chapeuzinho.  - Tens problemas em eu vir por aqui?
- Sim, tenho muitos problemas em que venhas por aqui, por isso vai-te já embora.
- Só não te dou com esta cesta porque está cheia de queques para a minha avó, mas sou bem capaz de te dar com ela quando voltar.”
O lobo como sabia que a Chapeuzinho ia para casa da sua avó, foi pela estrada da lagoa e chegou primeiro do que a Chapeuzinho, para falar com a avó dela. Quando o lobo chegou à casa da avó, perguntou-lhe:
- A sua netinha tem andado a ser muito malcriada e desobediente. Acho que devíamos pregar-lhe uma partida.
Quando a Chapeuzinho chegou à casa da avó gritou:
- Ó avozinha, abre aporta!
- É só empurrar minha querida netinha – disse o lobo, disfarçando a voz.
Ao entrar na casa da avó perguntou:
- Por que é que tens os olhos tão grandes?
- É para te ver melhor minha querida netinha – respondeu o lobo
- E por que tens essas orelhas tão grandes? – perguntou ela
- É para te ouvir melhor minha querida netinha – respondeu
- E por que tens essa boca tão grande?
- É para te comer melhor!
Quando a Chapeuzinho ouviu aquela resposta desatou a correr ,gritando:
- Socorro, socorro! Alguém me ajuda?
A avó saiu debaixo da cama e tropeçou na colcha. O lobo tentou ir atrás da Chapeuzinho mas tropeçou na avó e caiu-lhe em cima. Quando o lobo se levantou, apareceu o caçador. O caçador deu uma pancada no lobo e o lobo voou pela janela fora.

Ana, Miguel, Stacia e Teresa





                                                    

Sem comentários:

Enviar um comentário