segunda-feira, 14 de novembro de 2016

"Cimentar ligações", no Mês Internacional da Biblioteca Escolar (outubro)!

"Aprende a descodificar o teu mundo"
CIMENTAR LIGAÇÕES

"Aprende a descodificar o teu mundo" foi o tema adotado pela Rede de Bibliotecas Escolares para assinalar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar que teve lugar em outubro e foi, também, o mote ideal para o convite endereçado pela BE ao Dr. Luís Meneses para dinamizar alguns encontros com os alunos do 7º ano.
 “Cimentar ligações” constituiu-se como a resposta ideal do Dr. Luís Meneses ao desafio que lhe foi lançado.
Foi assim que todas as turmas do 7º ano tiveram oportunidade de vivenciar uma aula diferente. Em 90 minutos que se tornaram muito curtinhos, cada turma pode conhecer um “novo mundo” pelos olhos do Dr Luís que partilhou com os nossos jovens algumas das suas vivências em Angola, país onde, durante algum tempo, desenvolveu a sua atividade profissional numa cimenteira e onde, simultaneamente, contactou com uma realidade bastante diferente da nossa.
Foram 90 minutos de relatos interessantíssimos acompanhados de dezenas de fotografias, testemunhos impressionantes de uma realidade distante dos nossos alunos, que lhes permitiu “ligarem-se” a um espaço longínquo mas que também é “nosso”, espantar-se com uma cultura tão diversa da sua, conhecer formas de vida onde “tudo” falta, satisfazer curiosidades e refletir sobre algumas prioridades e valores presentes na vida de cada um.
A atenção e interesse manifestados pelos alunos em cada sessão revelaram que esta iniciativa foi coroada de êxito.
Posteriormente, num pequeno texto que escreveu sobre a atividade, uma aluna referiu que “ao conhecermos novas culturas e diferentes formas de vida, enriquecemo-nos culturalmente”, outra acrescentou que a presença do geólogo Luís Meneses na aula foi uma “caixa de surpresas”, entre muitos outros testemunhos  elucidativos.
Não restam dúvidas de que em cada uma destas aulas de Português se “cimentaram ligações”. Muito obrigada, Dr. Luís Meneses!


Prof.ª Ana Paula Graça

24 de outubro



































 25 de outubro



























27 de outubro













Sem comentários:

Enviar um comentário