domingo, 16 de outubro de 2016

Inauguração da Biblioteca do Centro Popular e Recreativo de Costas

Hoje, dia 16 de outubro, foi um dia especial para o Centro Popular e Recreativo de Costas, pois inaugurou a sua biblioteca, que, segundo a Secretária da Direção, Margarida Ruivaco, conta já com cerca de 460 livros, não contando os livros escolares, nem as ofertas que receberam neste dia.
O nosso Agrupamento fez-se representar por um elemento da Direção, a prof.ª Rosa Vigarinho, pela Coordenadora da Biblioteca Escolar, prof.ª Helena Silva e pela Coordenadora do Pré-escolar e educadora do JI de Costas, Anabela Fernandes.
        Esta inauguração, que teve lugar cerca das 16h00, contou com a presença do escritor Carlos Silva e a professora Aida Mira que abrilhantaram indubitavelmente este evento, com as suas histórias.
Após o “cortar da fita”, o escritor Carlos Silva deliciou todos os presentes com a narração de uma história da sua autoria – “Palmas”. Em seguida, a professora Aida Mira, acompanhada à guitarra pelo professor de música José Capela, contou a história do “Macaco de rabo cortado”. Mas ainda houve mais… mais uma história – “Não me comas a mim”(de Margarita del Mazo & Vitali Konstantinov) contada por Carlos Silva,  e ainda outra – “As formigas Pataratas”, de Maria Alberta Menéres – lida por Aida Mira e também música divertida da responsabilidade do professor José Capela! Ainda fomos surpreendidos por um menino que também quis contar a história, “Piu Caganita”, de Tânia Bailão.
Numa conversa informal, Margarida Ruivaco referiu que este é um projeto da coletividade que pretende dar voz à leitura e a eventos de índole cultural. Salientou igualmente a ajuda preciosa da D. Generosa (uma ex- assistente operacional do agrupamento, ligada à BE/CRE), na catalogação do fundo documental. Mencionou ainda que os livros se encontram ordenados por assunto de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU) e identificadas através de um Guia de Cores,
para facilitar a localização do livro na estante. Os livros encontram-se com uma tarja colorida na lombada, de acordo com o assunto que tratam acordo com a CDU. A biblioteca dispõe também de regulamento.
                                                                                                 Prof.ª Helena Silva






































Sem comentários:

Enviar um comentário