sábado, 18 de junho de 2016

Tertúlia "Este é o Fernando"!

ESTE É O FERNANDO….

Quem é o Fernando?

Foi esta questão que deu título à atividade dinamizada pela professora Maria João Serrado, no dia 17 de fevereiro, para introduzir a convivência que os alunos do 12º A iriam ter com o “nosso” grande poeta Fernando Pessoa, ao longo de algum tempo.
Depois de várias semanas de descoberta, foi aos alunos que a professora de Português lançou o desafio de dizerem aos pais, encarregados de educação, familiares, amigos e outros membros da comunidade educativa “quem é o Fernando”.
E, no dia 2 de junho, véspera do encerramento das atividades letivas para o 12º ano, os alunos puderam dizer “Este é o Fernando”, nome dado à Tertúlia Literária, sugerida pela professora, e que os mesmos tão bem souberam honrar.
A Tertúlia iniciou-se com uma sessão de abertura feita pelo Senhor Diretor do Agrupamento que aproveitou o momento para saudar os presentes e, especialmente, os alunos que, na sua maioria, aqui fizeram um percurso de 12 anos de escolaridade, salientando também o seu bom desempenho e incentivando-os a concluir esta etapa escolar com sucesso e a manterem sempre viva a memória da Escola que os viu crescer.
Seguiu-se a intervenção de uma convidada especial, a professora Maria João Serrado, Mestre e especialista na figura em destaque nesta atividade – Fernando Pessoa -,  que de forma simples, mas muito cativante apresentou de uma forma geral o poeta.
Mas, sem dúvida, que os momentos principais do serão foram protagonizados pelos alunos do 12º A.
Embora num momento inicial, quando a atividade lhes foi proposta, tivessem apresentado algumas resistências, todos os alunos se envolveram com empenho neste projeto de parceria entre a disciplina de Português e a Biblioteca Escolar, elaborando trabalhos muito originais e criativos.
A Tertúlia não pretendeu, de forma nenhuma, ser uma aula de literatura nem de análise textual, mas um espaço onde os alunos pudessem partilhar com os pais, encarregados de educação e comunidade em geral as suas aprendizagens e o conhecimento que obtiveram “do Fernando” que foram descobrindo, e ao mesmo tempo proporcionassem momentos de alargamento cultural e de boa disposição.
Assim, fomos assistindo a uma sucessão de apresentações que prenderam a atenção de todos, vendo como os conteúdos do programa de uma disciplina podem ir muito para além de um conjunto rígido de aprendizagens que serão testadas e avaliadas e como os alunos souberam tão bem agarrar os seus conhecimentos dum poeta plural, recriá-lo e dá-lo a conhecer. Aqui, a intertextualidade e a transversalidade de saberes fez-se sentir, não só porque qualquer texto literário o permite, mas, sobretudo, porque Fernando Pessoa é um autor transversal. Da poesia à música, à pintura e escultura, à dança, ao cinema e à dramatização, do poeta a outros poetas / escritoras, do poeta ao homem na sua vida simples, pessoal, familiar e profissional, da escrita do poeta a curiosidades diversas do seu percurso existencial, foi descoberto todo um mundo de Fernando Pessoa que não se esgotou nesta Tertúlia nem se esgotará facilmente no futuro.
Muito haveria a dizer, mas as palavras não fariam justiça aos momentos especiais vividos na Tertúlia, atestados pelo clima de partilha e pelos sentimentos de emoção e orgulho refletido nos rostos dos pais que viram brilhar os s eus filhos, mas também dos professores que partilham com igual intensidade os seus sucessos.

Podemos dizer que à pergunta inicial “Quem é o Fernando?”, os alunos do 12º A souberam responder à altura e dizer “Este é o Fernando…”! A todos, os merecidos parabéns! 
                                                                                                                  Prof.ª Ana Paula Graça 






















































































Sem comentários:

Enviar um comentário