segunda-feira, 21 de março de 2016

"À conversa com Nídia Nair" no Dia Internacional da Mulher (8 de março)

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nas duas bibliotecas do Agrupamento! Para além da exposição alusiva a esta efeméride, os alunos do 9.º ano e do CVS1 participaram numa sessão dinamizada pela simpática Nídia Nair! O tema principal foi o Dia Internacional da Mulher e os alunos tiveram a oportunidade de homenagear uma mulher importante na sua vida, mas também se falou de arte, de leitura... "da importância da leitura para conhecer outras realidades"! Muito obrigada, Nídia Nair! Muito obrigada, também, a todos os alunos envolvidos e a todos os professores que possibilitaram a realização desta atividade! Valeu a pena!

Prof.ª Helena Silva


Ser mulher.
O que é ser mulher?
O que há para além, muito para além, da definição do dicionário ou do estereótipo que, gerações e gerações após a emancipação feminina, ainda persiste no nosso inconsciente coletivo?
Que barreiras ainda há para derrubar? Que fronteiras temos ainda que abolir para que a mulher possa ser mulher, independentemente do local onde se encontra?
Qual o papel da mulher no futuro próximo e no próximo longínquo?
O que sentimos pelas mulheres que nos rodeiam? Como tratamos as mulheres que fazem parte da nossa vida?
Que significado tem um dia da mulher? Por que há um dia da mulher? Por que precisamos de um dia da mulher?
A resposta a esta e a outras questões semelhantes nem sempre é fácil e imediata. Numa abordagem que é um alerta para os nossos jovens e adolescentes, Nídia Nair promoveu uma reflexão crítica do tema em várias vertentes pertinentes – histórica, sociológica, política, cultural – pondo sempre a tónica no conhecimento de e no respeito pela condição de “ser mulher”.

Nídia esteve assim à conversa, fluída e informal, com os alunos do 9.º ano e do CVS1, no dia 8 de março, tendo também divulgado o seu magnífico postal de homenagem à Mulher. Para terminar, a proposta de um jogo bastante revelador sobre o que é ser… MULHER.
Prof.ª Diana Oliveira




















































Sem comentários:

Enviar um comentário