sexta-feira, 13 de novembro de 2015

"O vendedor de Sapatos", conduzido pela escritora Nídia Nair, completou a sua viagem pelas escolas do 1.º CEB, no dia 12 de novembro!

1.ª sessão – 4.º ano
No dia 12 de novembro os alunos do 4.º ano da Escola Básica de Maceira – Centro Escolar - tiveram a oportunidade de contar com a presença da simpática escritora Nídia Nair, autora da obra para crianças, “Vendedor de sapatos”, nas instalações da nova Biblioteca.
Nídia Nair, na primeira sessão deste dia, começou por se apresentar como autora do livro que iria ser apresentado, na qualidade escritora e ilustradora. No diálogo que manteve com as crianças referiu, ainda, que a sua formação de base era arquitetura. Aproveitando o facto de se ter abordado a sua principal profissão, sugeriu aos alunos que dessem a sua opinião acerca do que eles achavam que seria a profissão de arquiteto.
Antes de começar a apresentar, propriamente, a sua obra, chamou a especial atenção dos alunos para uma particularidade da sua obra que reside no facto de estar escrita em duas línguas. A portuguesa e a inglesa. Naturalmente, surgiu a curiosidade, por parte dos alunos, de saber se tinha sido a autora a escrever em inglês ou se tinha recorrido a uma outra pessoa.
Iniciou, então, a apresentação da sua obra onde relatou todos os momentos vividos por um vendedor de sapatos ambulante. Questionada pelos alunos quanto à relação entre o vendedor de sapatos e algum familiar seu, acabou por “confessar” tratar-se do seu pai e relatou momentos carinhosamente guardados na sua memória, tais como, o modo como era vivida a sua chegada, após dias de ausência, pelos lugares mais esquecidos de Portugal…
Após a apresentação da obra e a sensibilização para a reciclagem/reutilização de velhos sapatos, concluiu a sua apresentação dando a ler, aos alunos que se mostraram interessados que, verdade seja dita, foram todos, quadras em forma de adivinha, abordando sempre a temática dos sapatos.
É agradável constatar que todas as crianças a ouviram atentamente, tendo participado nas diversas atividades propostas de uma forma interessada e construtiva.
No final da sessão, os interessados em adquirir a obra, ainda puderam contar com um autógrafo personalizado por parte da escritora.




































2.ª sessão – 3.º ano
Na segunda sessão, que decorreu no mesmo dia e nas mesmas instalações, o público-alvo era o grupo dos alunos do 3.º ano da Escola Básica de Maceira – Centro Escolar.
Uma vez que a apresentação da obra estava a decorrer na nova Biblioteca, a escritora iniciou a sua atividade questionando os alunos acerca do significado/utilidade de uma Biblioteca e se sabiam qual era o tema da sua história e se já a conheciam.
Os alunos que têm irmãos mais novos, e que já tinham assistido a outras apresentações desta obra para crianças, “Vendedor de sapatos”, demonstraram saber qual o assunto abordado, pois já tinham ouvido ou mesmo lido o assunto abordado ao longo do livro.
Nídia Nair revelou, também com este segundo grupo, ter sido ela a autora dos textos e de todas as ilustrações que dão vida à história. A propósito desta afirmação, foi dialogando com os alunos no sentido de apurar se eles sabiam o que era um ilustrador de textos e qual a sua utilidade numa obra como a que se iria presentar.
À semelhança do que acontecera na sessão anterior, foi evidente o carinho com que relatou os momentos por si vividos, enquanto filha de um vendedor de sapatos, que se ausentava durante períodos de tempo que, para ela, eram bastante longos.
Mais uma vez, foi questionada por professores e alunos, sobre a relação existente entre a sua personagem e o vendedor de sapatos. Do modo carinhoso como a autora apresenta a sua obra não é difícil deduzir que se trata, efetivamente, de um familiar bastante próximo de si, neste caso, o seu pai.

A sessão decorreu com a atenção e participação desejáveis, com os alunos a participarem nas atividades propostas e, quem teve a possibilidade de adquirir a obra, congratulou-se por ter tido direito a um autógrafo personalizado por parte da autora da obra que tinham acabado de ouvir.





















































Sem comentários:

Enviar um comentário