quinta-feira, 14 de maio de 2015

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor... Educadora Anabela Fernandes



A leitura de um livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.
                                                                                       André Mourois

Eu era uma jovem que vivia os mesmos sonhos e desejos de qualquer outra jovem em qualquer lugar do Mundo. A minha profissão fascinava-me, vivia uma vida calma e poderia dizer-me relativamente realizada, mas ainda assim, não era totalmente feliz, algo faltava na minha vida.
Nalguns momentos, senti-me menosprezada, por pessoas que agora são apenas rostos na multidão e que não saem do mesmo lugar.
A vida que é um enorme carrocel, onde há mel e há fel, onde damos voltas e voltas a tentar chegar ao nosso destino. Numa das voltas desse mesmo carrocel, colocou-me o destino nas mãos, o livro “Obras Completas de Florbela Espanca.- Volume IV- Contos e Diário”. Foi através da leitura desse livro que quando sentia ter ido parar ao chão, me reerguia e aprendia que cada minuto da nossa existência é uma opção que fazemos entre Viver e Desistir.
Esse livro reflete na amargura de quem o escreveu o julgamento impiedoso de quem cometeu o único crime de AMAR A VIDA. A sua leitura foi essencial como contributo para alimentar os meus sonhos e fortalecer os meus sentimentos, preferindo impor-me a viver submissa, a não aceitar a derrota, a perceber que se há coisa em que me tornei, foi numa conquistadora.
“ Viver não é parar é continuamente Renascer” - Florbela Espanca, 1930. Foi com esta frase que aprendi a impor-me, a nunca aceitar a derrota e a ser aquilo que penso ser hoje, uma CONQUISTADORA.
É também através das histórias que são palavras de encantar, e tanto que nos ajudam a sonhar, que hoje transmito às minhas crianças a magia da vida, tentando sempre que acreditem que tudo pode ser possível, basta acreditar e nunca desistir.
Obrigado Florbela.

Educadora Anabela Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário