quarta-feira, 15 de abril de 2015

Entrega dos Baús do projeto "Biblioteca Sobre Rodas - Crescer a ler no 1.ºCEB"

No dia 14 de abril, e no âmbito do projeto “Baú Sobre Rodas”, procedeu-se, mais uma vez, à distribuição dos Baús nas escolas básicas de A-dos-Pretos, Costas e Pocariça, tendo como intervenientes neste projeto os professores Helena Silva, bibliotecária e professora desta escola, e o professor Luís Coelho Dias, elemento do órgão de gestão. À semelhança do que tem vindo a acontecer em anteriores momentos de entregas dos baús, quer no 1.º, quer no 2.º período, esta atividade tem sido, sempre, enriquecida com a leitura de uma obra que contenha, de preferência, alguma vertente divertida, de modo a cativar a atenção dos alunos e, simultaneamente, criar-lhes a necessária curiosidade que sirva de elemento motivador que permita o despertar do gosto pela leitura.
Desta vez, a obra escolhida foi “Achimpa” da autoria de Catarina Sobral. A leitura ficou a cargo do professor Luís Coelho Dias que, de um modo divertido, tentou cativar a atenção dos alunos, em torno de uma palavra - achimpa – que, apesar de não ser conhecida por nenhum dos intervenientes na história e, mesmo desconhecendo a que classe de palavras pertencia, acabou por ser utilizada por todos nas mais variadíssimas situações.
Finda a sessão de leitura da obra, foi notória a satisfação, alegria e boa disposição demonstradas pelas crianças que, inclusivamente, chegaram a estabelecer um paralelismo entre a utilização das palavras “achimpa” e “coisa”.
                                                                                                                 Prof. Luís Dias

E.B. 1 de A-dos-Pretos - 14h00





                                                             E.B. 1 de Costas - 14h30









                                                        E.B. 1 de Pocariça - 15h00







Sem comentários:

Enviar um comentário