sexta-feira, 20 de março de 2015

Laboratório de Ideias - Conversa entre a D. Biblioteca e a Sr.ª Filosofia, no Mercado Santana, em Leiria

Henrique Sommer, uma escola na senda do FUTURO
Biblioteca estabelece pontes entre Ética e Filosofia

O Plano Nacional de Leitura assinalou, entre 16 e 20 de março, a 9ª edição da Semana da Leitura propondo às Bibliotecas e escolas que celebrassem a leitura e os livros com crianças, jovens, adultos e comunidades em geral. O desafio consistia em associar à leitura a descoberta de títulos e de escritores propondo-se como tema «Palavras do Mundo».
A Biblioteca da Escola Henrique Sommer, empenhada na promoção da capacidade de cooperação e interlocução tolerante, associou-se a esta iniciativa e dinamizou várias atividades envolvendo toda a comunidade escolar dando assim novas cores, formas, contornos e sentidos à palavra.
Com o inestimável contributo de vários docentes que acederam ao convite para dar visibilidade à palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, a Biblioteca levou a cabo uma série de “Assaltos de Leitura” que ,num contexto de partilha, expuseram e retrataram uma pluralidade de vivências do mundo.
De destacar também, uma atividade levada a cabo pelas professoras Helena Silva e Sofia Fazendeiro, que participaram nesta comemoração, a nível concelhio, dinamizando uma sessão de Filosofia para Crianças intitulada Laboratório de Ideias – Conversas entre a D. Biblioteca e a Srª Filosofia.
A sessão teve lugar no dia 19 do corrente mês, em Leiria, no Mercado de Santana onde decorreu em simultâneo a Feira do Livro e contou com a preciosa colaboração do Colégio Nossa Srª de Fátima que disponibilizou uma turma de 25 crianças do pré-escolar, com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, para assistirem e participarem no evento.
A fusão de interesses e objetivos comuns resultaram numa parceria de sucesso entre a Biblioteca e a Filosofia. De mãos dadas com o saber, o aprender e o sonhar, as professoras Helena e Sofia, desempenharam o papel de facilitadoras, procuraram fomentar o diálogo, apelar à reflexão crítica, descobrir contradições e edificar conhecimentos. Através do método dialógico a importância da pesquisa e da leitura ganharam visibilidade na educação do pensamento autónomo.
A sessão teve a duração aproximada de 45 minutos e contou com a presença da mascote Philo! O mocho da sabedoria, símbolo da Filosofia foi acarinhado por toda a pequenada e entre mimos e risadas… “Vitória, vitória… acabou-se a história”!!!


                                                                                                               Prof.ª Sofia Fazendeiro






























































Sem comentários:

Enviar um comentário