sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A "Janela de Euclides" na E.B.1 de A-do-Barbas...Inesquecível!

Os alunos do 4.º ano da EB1 de A-do-Barbas tiveram esta semana um surpreendente encontro com o grande matemático Euclides, encontro esse possível graças ao projeto “A janela de Euclides”, dinamizado pela professora Doroteia Pimparel em colaboração com a BE, com as professoras Diana Oliveira e Helena Silva.
Primeiro, o infinito, uma reta, outra semi-reta, vários segmentos de reta e muita concentração uniram-se para urdir “A cama do gato” (para os mais esquecidos, “A cama do gato” é aquele jogo de pares da nossa infância em que fazíamos figuras com um cordel nas mãos)
Depois, o segmento de reta de Euclides chamou a fita de Moebius, outro grande matemático, e ficámos a saber mais sobre o mundo moderno – por exemplo, por que razão as escadas rolantes têm uma correia torcida…
A finalizar, uma descoberta que mais parecia magia: como fazer passar uma pessoa por uma folha de papel tamanho A4? Parece impossível, não parece? Pois bem, asseguro-vos que todos os presentes na sessão couberam na sua folha de papel! Espreitem as fotos e descobrirão como!...
E assim chegou ao fim esta sessão de “A janela de Euclides”, deixando nos participantes a semente da curiosidade que, a avaliar pelo empenho demonstrado, dará bons frutos num futuro próximo.
Aguardemos entretanto os resultados do desafio lançado e veremos como é importante abrir janelas e contemplar o que elas têm para nos oferecer…

                                                                     Professora Diana Oliveira




































































Sem comentários:

Enviar um comentário