terça-feira, 10 de dezembro de 2013

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Hoje, dia 10 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Este ano cumprem-se os 65 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
«Este ano as Nações Unidas aproveitaram para recordar as principais conquistas das últimas décadas.
O lema "20 anos a trabalhar pelos seus direitos" foi adotado para celebrar este ano o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que terá o seu momento alto na terça-feira, com a atribuição de prémios a cinco ativistas e uma instituição, em Nova Iorque.
O Prémio de Direitos Humanos 2013 foi atribuído aos ativistas Biram Dah Abeid, da Mauritânia, Hiljmnijeta Apuk, do Kosovo, Liisa Kauppinen, da Finlândia, Khadija Ryadi, de Marrocos, e à jovem paquistanesa Malala Yousafzai, bem como ao Supremo Tribunal de Justiça do México.
A cerimónia de atribuição dos galardões vai realizar-se na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, às 15:00 locais (20:00 em Lisboa).
Neste ano, as Nações Unidas quiseram prestar homenagem ao Alto Comissariado para os Direitos Humanos, criado em 1993, no mesmo ano em que foram adotados a Declaração e o Programa de Ação de Viena, dois documentos fundamentais.
"Intensifiquemos os nossos esforços para cumprir a nossa responsabilidade coletiva de promover e proteger os direitos e a dignidade de todos os povos do mundo", disse o secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a propósito da celebração.
Para assinalar a data, as Nações Unidas elegeram 20 conquistas de direitos humanos das últimas duas décadas, entre as quais a universalidade e a indivisibilidade dos direitos civis e políticos e dos direitos económicos, sociais e culturais; a integração dos direitos humanos nos assuntos de paz, segurança e desenvolvimento; o reconhecimento dos direitos das mulheres como direitos humanos fundamentais; e a inclusão dos direitos das minorias na agenda internacional.»

A Biblioteca, em colaboração com a docente de EMRC, Luísa Moreira, resolveu assinalar este dia tão importante com uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos, no âmbito dos direitos humanos, e aderindo à iniciativa “Maratona de Cartas” da Amnistia Internacional.

«Maratona de Cartas», uma campanha de alerta e solidariedade internacional que consiste no envio maciço de cartas em defesa de pessoas e comunidades, vítimas de violação dos Direitos Humanos.
A Amnistia Internacional Portugal associa-se a esta iniciativa apadrinhando quatro casos simbólicos em que a Declaração Internacional dos Direitos Humanos não está a ser respeitada: O jornalista etíope Eskinder Nega, condenado a 18 anos de prisão por pedir o respeito pela liberdade de expressão, a ativista cambodjana Yorm Bopha, o ativista bielorrusso pelos direitos dos homossexuais Ihar Tsikchanyuk e a comunidade de Nabi Saleh, na Cisjordânia, que apela para o fim da ocupação israelita.
Teresa Pina, diretora da AI Portugal, afirmou à agência Lusa que a organização espera superar as 42.800 cartas enviadas pelos portugueses em 2012, juntando-se aos dois milhões de cartas enviadas no resto do mundo com o objetivo de alertar e fazer pressão internacional pela defesa dos Direitos Humanos.
A juntar a esta iniciativa, que se prolonga até ao próximo dia 17, a AI Portugal organiza na terça-feira - Dia Internacional dos Direitos Humanos - o espetáculo Live Freedom II, no Teatro Tivoli, em Lisboa, com atuações de Sérgio Godinho, Luísa Sobral e Batida, que apadrinham alguns dos casos da «Maratona de Cartas».
Teresa Pina acredita que os portugueses são solidários com aqueles casos internacionais, apesar de serem de realidades distintas das suas.
«As pessoas parecem cada vez mais preocupadas com o seu futuro, mas, por outro lado, mantêm a capacidade de serem empáticas com causas muitas vezes distantes. Estes casos acontecem em países longínquos em circunstâncias que não dirão muito às pessoas, mas mantêm essa simaptia e solidariedade», afirmou.
Em Portugal, a «Maratona de Cartas» contará com o apoio de 25 núcleos da Amnistia Internacional Portugal espalhados pelo país e com a participação de 40 escolas.
Todas as informações sobre a «Maratona de Cartas» estão disponíveis em http://www.amnistia-internacional.pt/.
A iniciativa «Maratona de Cartas» aconteceu pela primeira vez há 11 anos.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/amnistia-internacional-maratona-de-cartas-campanha-direitos-humanos-tvi24/1516808-4071.html

















Sem comentários:

Enviar um comentário